Gloria Victis

SWTOR

SWTOR
Server PVP Prophecy Of The Five

segunda-feira, 17 de junho de 2013

The Last Of Us - novo jogo da Sony lançado em 14 de Junho de 2013 exclusivo para PS3 totalmente em POrtugues BR



The Last of Us é um jogo eletrónico na terceira pessoa de aventura/acção com elementos de sobrevivência e de horror. Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado dia 14 de Junho de 2013 em exclusivo para a PlayStation 3. Foi anunciado oficialmente em 10 de Dezembro de 2011 durante os Spike TV Video Game Awards.
O jogo conta a história de Joel (voz de Troy Baker) e Ellie (voz de Ashley Johnson) vagueando numa América pós-apocalíptica.
Antes do lançamento do jogo, The Last of Us recebeu aclamação universal. Actualmente detém uma pontuação de 96 no Metacritic e de 95.52% no GameRankings.

The Last of Us usa uma perspectiva de terceira pessoa. O combate desenvolve-se primariamente em corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis e os projécteis serão rudimentares, como um tijolo. Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que em The Last of Us nunca irá resultar no jogador a correr pelo ambiente a disparar sem cuidado e em automático. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo áspero.
O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI, permanece junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo, no entanto a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objectos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astucia para escapar ao perigo.
Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos, que apesar de não estarem infectados são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca, e até se podem render se souberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador se vai confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome "Balança de Poder".
O jogo também contempla uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objectos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objectos, como por exemplo para fazer um coquetel molotov.
Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objectos no ambiente por causa da história de fundo ao invés da sua mera progressão. Por exemplo, quando os jogadores vêm um poster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não. Os itens com a qual o jogador pode interagir ficam iluminados

Sinopse

Elenco

Os papéis de ambos os personagens principais do jogo, Ellie e Joel, são interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker. Joel é um sobrevivente, contrabandista e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos muito sábia para a sua idade, mas não tem memória do mundo pré-apocalipse.

Cenár

The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga. A órfã de 14 anos, Ellie, vive numa pequena casa de madeira, e Joel, um traficante que vende drogas e armas no mercado negro dentro da zona de quarentena. Num evento desconhecido acontece e Joel promete a um amigo que está a morrer que irá proteger Ellie e ajudá-la a escapar. Assim ambos saem da zona de quarentena, e o jogo começa a percorrer várias áreas dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Pittsburgh pós-apocalíptica e outras localizações agora reclamadas pela natureza. Evidentemente, as coisas viram para pior, quando os militares depressa se apercebem da sua fuga e começam a persegui-los. Depois de um esconderijo deixar de ser seguro, Joel e Ellie continuam a sua viagem pelos Estados Unidos, e as suas tentativas desastrosas para escapar às forças da lei começam-se a desdobrar. Ao longo do caminho, o duo também terá de enfrentar vários inimigos, desde humanos infectados a outros sobreviventes como caçadores ou ladrões.

Desenvolvimento

O jogo foi publicitado antes dos Spike Video Awards em 29 de novembro de 2011, com publicidade na Times Square mencionando "um exclusivo PS3 que você não vai acreditar". Trailers iniciais mostraram um evento apocalíptico, incluindo motins, epidemia, quarentena, violência e assim como um clipe do programa da BBC "Planeta Terra" mostrando uma formiga infectada com Cordyceps unilateralis, um fungo perigoso parasita que normalmente mata os insetos, como formigas.
Nos Game Awards da Spike TV, a Sony revelou oficialmente o jogo, um novo IP da Naughty Dog. Um trailer da jogabilidade, descrito como retirado da PS3, mostrou um homem e uma adolescente a revistar e a matar outros sobreviventes, o que parecia ser pessoas com o crescimento de fungos incomuns, antes de se dirigirem para uma cidade em ruínas cobertas de vegetação que lembra o filme I Am Legend.
Logo após a inauguração, co-presidente da Naughty Dog, Evan Wells, comentou no Blog PlayStation mais alguns detalhes:
"The Last of Us é uma experiência de gênero-definindo que mistura elementos de sobrevivência e de ação para contar a história de uma personagem e de uma praga moderna que dezima a humanidade. A natureza invade a civilização, forçando os sobreviventes restantes para matar por comida, armas e tudo o que podem encontrar. Joel, um sobrevivente cruel, e Ellie, uma jovem corajosa adolescente, devem trabalhar juntos para sobreviver na sua jornada que resta dos Estados Unidos." - Evan Wells
O anúncio também confirmou que o novo projeto está sendo liderado pelo diretor dos estúdios Bruce Straley e o diretor de Uncharted 2: Among Thieves Neil Druckmann. O designer de Enslaved: Odyssey to the West, Mark Richard Davies, também tem estado a trabalhar no jogo. Depois de Uncharted 2: Among Thieves ser editado em 2009, alguns elementos da equipa de produção formaram a equipa de The Last of Us, enquanto que os que ficaram começaram a produzir Uncharted 3: Drake's Deception. The Last of Us marca a primeira vez que a Naughty Dog tornou-se um estúdio de duas equipas. Também é a primeira vez que o estúdio introduziu uma segunda IP na mesma geração de hardware.
Neil Druckmann afirmou que os papéis de ambos os personagem principais do jogo, Ellie e Joel, seriam interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker.
Numa entrevista ao USA Today, o co-presidente da Naughty Dog, Christophe Balestra disse que estão a tentar mover os videojogos para uma área elevada e respeitada da mesma forma que um filme. "Nós queremos redefinir como os nossos produtos são chamados," disse Christophe Balestra. "Videojogo já não é o termo correcto. Não é necessariamente um jogo com regras e um vencedor ou perdedor. É uma experiência." O artigo confirma que Last of Us é de fato uma experiência "cinemática" na terceira pessoa
Bruce Straley, diretor de The Last of Us, afirmou numa entrevista à revista GameInformer que o jogo "irá ter algum tipo de componente online". Mais tarde, em junho de 2012, em entrevista ao Examiner, Neil Druckmann, diretor criativo em The Last of Us, confirmou que o jogo vai ter modo multijogador e que a campanha não irá ter modo cooperativo. Em 8 de maio de 2013, a Sony confirmou que o jogo será lançado no Brasil em português.

Concepção

O conceito de The Last of Us surgiu depois de se assistir a série documental da BBC "Planeta Terra", que mostrou formigas infectadas com o fungo Cordyceps unilateralis, resultando em ocupar o seu cérebro e produzir crescimentos na sua cabeça, a ideia de que o fungo pode infectar os seres humanos tornou-se a ideia inicial para o jogo. Grandes inspirações artísticas incluídos nos filmes No Country for Old Men e The Road, a banda desenhada The Walking Dead e o romance City of Thieves. A GamesRadar também apontou como inspirações a versão cinemática de I Am Legend, The Road e a versão televisiva de The Walking Dead, assim como 28 Days Later e os filmes Children of Men e The Day of the Triffids.23
Enquanto a epidemia de fungo é o cenário principal do jogo, The Last of Us não é um "jogo de zombies", mas "uma história de amor como um relacionamento um pai-filha", influenciado em parte pela seqüência entre Nathan Drake e Tenzin, o seu guia tibetano, em Uncharted 2. Joel é um sobrevivente e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos sem nenhuma memória do mundo pré-apocalipse.13
O compositor para o jogo será Gustavo Santaolalla, duas vezes vencedor de um óscar cujos créditos incluem O Segredo de Brokeback Mountain e Babel. A equipe queria focar mais na emoção com a trilha sonora, ao invés de horror.
Aquando da do lançamento do vídeo inicial de Dead Island, a equipe estava preocupada que os dois jogos seriam muito semelhantes, tanto a explorar o lado humano e emocional num evento apocalíptico. No entanto, no lançamento do jogo acima mencionado, a equipe percebeu que a jogabilidade não era parecida do que encontrada no vídeo; pelo contrário, o designer Neil Druckmann sente que o video de The Last of Us "é muito representativo do que nós iremos fazer". Druckmann também afirmou que ele quer que a história de The Last of Us levante a franquia para desenvolvedores de jogos de vídeo, porque que ele sente que o padrão de narração de histórias não é tão bom como deveria ser dentro da indústria.
O produtor mostrou uma amostra longa da jogabilidade na conferencia de imprensa da Sony na Electronic Entertainment Expo de 2012.
Durante a PAX 2012 foi mostrado um novo video que dava destaque à exploração através de objectos interactivos, enigmas ambientais, a "Balança de Poder" da IA e aspectos dinâmicos sobre as acções furtivas que se poderão usar para planear a sobrevivência de Joel e Ellie. Um novo video foi dado a conhecer durante os Spike Video Game Awards de 2012. No video foram mostrados novos ambientes, mecânicas de jogo e outros detalhes da história.

Marketing


Conteúdo da The Last of Us: Post-Pandemic Edition.
Em Janeiro de 2013 a Sony Computer Entertainment revelou várias edições para The Last of Us: The Last of Us: Joel Edition e a The Last of Us: Ellie Edition, exclusivas para a Europa, que incluem o mini-livro com ilustrações The Art of The Last of Us, o livro de banda desenhada The Last of Us: American Dreams, um poster uma caixa de jogo exclusiva e uma capa para o comando de jogo (diferentes nas duas edições), o DLC Pack Survival com conteúdos transferíveis como bónus para o multijogador, o DLC Pack Sights & Sounds que contém um tema dinâmico para a PlayStation 3, a banda sonora do jogo e dois avatares para a PlayStation Network (Joel e Ellie de Inverno). As edições contêm ainda a LittleBigPlanet Skins, códigos para descarregar um fato para o personagem Sackboy, dependendo da edição escolhida.
Para a América do Norte foram reveladas as edições The Last of Us: Survival Edition e a The Last of Us: Post-Pandemic Edition. A Survival Edition contém o mini-livro com ilustrações The Art of The Last of Us, o livro de banda desenhada The Last of Us: American Dreams, uma capa exclusiva para o jogo, uma edição Steelbook do jogo e o DLC Sights & Sounds que contém um tema dinâmico para a PlayStation 3, a banda sonora do jogo e dois avatares para a PlayStation Network (Joel e Ellie de Inverno). A Post-Pandemic Edition inclui a edição Steelbook do jogo, a banda desenhada The Last of Us: American Dreams, os DLC Survival Pack e Sights & Sounds e uma estátua de 12" de Joel e Ellie.
Em adição às edições especiais, a Sony Computer Entertainment revelou que para os jogadores que fizerem a pré-reserva da edição padrão de The Last of Us receberão o DLC Sights & Sounds Pack como "obrigado".
Em Janeiro de 2013, a Sony revelou que uma demonstração antecipada de The Last of Us estará incluída em todas as cópias de God of War: Ascension.

Banda Desenhada

Uma série de quatro edições de banda desenhada com o nome The Last of Us: American Dreams foi publicada pela Dark Horse Comics. O enredo foi escrito por Neil Druckmann, director criativo da Naughty Dog e por Faith Erin Hicks. Os eventos ocorrem um ano antes da história do jogo, e mostra a aventura de Ellie e de outra sobrevivente, Riley. O primeiro livro foi editado a 3 Abril de 2013. Numa demonstração do jogo e do livro, a primeira edição esgotou e foi de novo editada a 29 de Maio de 2013, juntamente com o segundo livro.


Criticas Profissionais

Em antecipação ao lançamento do jogo, The Last of Us recebeu aclamação universal. Actualmente detém uma pontuação de 96 no Metacritic e 95.52% no GameRankings.
A primeira critica de The Last of Us apareceu online no site da revista Empire. O critico deu a pontuação perfeita de 5/5 afirmando que "é um fácil concorrente a melhor jogo desta geração de consolas" e que "não é apenas o melhor jogo de Naughty Dog mas prova também ser o momento Citizen Kane para os videojogos [...] uma obra-prima que será olhada favoravelmente por décadas que virão."
A Official PlayStation Magazine também deu a pontuação perfeita ao jogo, 10/10, dizendo que é "Uma obra de arte que, com os seus sons e imagens fabulosas, nos drena numa emocionante e competente aventura sobre o fim dos dias. Isto é a Naughty Dog a puxar a PS3 até ao limite absoluto. Noutras palavras, compra-o." A Eurogamer também deu a pontuação máxima e diz que "Não sei se é o melhor desta geração, isso depende sempre do que procuram num jogo, é sim um verdadeiro exemplo de como montar um mundo credível, com personagens autênticas e nas quais acabamos por investir muito emocionalmente."
A IGN também deu a pontuação perfeita, ao dizer que "The Last of Us é uma obra prima, o melhor exclusivo da PlayStation 3 e um jogo que é obrigatório jogar, absolutamente". Na pontuação de 10/10 feita pela Destructoid, Jim Sterling elogiou muito o jogo, como um pacote completo, dizendo "Existe muito mais em The Last of Us para além de combate e excertos de história "emocionais" ... a melhor criação da Naughty Dog é completa, e quando digo completa, entenda-se como o maior dos elogios. Não quero mais de The Last of Us: não preciso de mais. Quando vi a ultima linha dos créditos, acabei. The Last of Us conseguiu tudo aquilo que precisava de conseguir, no sentido de me providenciar tudo aquilo que quero. E terminou perfeitamente." A Videogamer também dá nota perfeita e diz que "The Last of Us não é apenas o canto do cisne da PlayStation 3; é o melhor exclusivo da consola, ponto final."
A Edge deu a pontuação 10/10 e diz que "a Naughty Dog entregou-nos a mais fascinante e emocionante história desta geração de consolas." A PushSquare, também com nota perfeita, refere que é "uma grande aventura, tocante e emocionante, The Last of Us representa o momento de viragem para este médium." The SixthAxis, com pontuação de 10/10, diz que "muito cuidadosamente, aqui os produtores criaram algo raramente visto nesta industria, um olhar consideravelmente mais substancial sobre o já saturado género de aventuras na terceira pessoa ... Um enorme feito, e que te respeita como um adulto." A PlayStation LifeStyle deu também a pontuação perfeita e diz que "É uma marca de excelência na escrita, no design e no desempenho. A Naughty Dog e a Sony não só têm um vendedor de sistema nas suas mãos, mas também um jogo que vai definir uma geração inteira de consolas, um verdadeiro clássico que vai ser falado e acarinhado nos anos que virão."
A GamesRadar deu a pontuação 5/5 e disse que "a Naughty Dog entregou-nos o canto do cisne que toda uma geração de videojogos merece... uma das maiores narrativas que nos afectam, The Last of Us tem sucesso onde tantos pretendentes falharam... No que toca a tudo aquilo que um jogo moderno de acção tenta ser, The Last of Us é o ponto final no fim da frase, não ficando mais nada por dizer. Até à próxima geração. Se isto é o ponto de partida para isso, então os próximos cinco a dez anos podem ser algo de realmente fantástico. A Machinima, com nota perfeita, refere que "The Last of Us é uma experiência brilhante que balanceia jogabilidade estratégica com o género de ação-aventura, e fica como um testamento do poder de como se contam histórias nos videojogos."
A PSXExtreme deu 9.8/10 e diz que "este produtor conseguiu estabelecer-se a si mesmo como o criador de elite desta geração... The Last Of Us é uma obra prima que define esta industria..." e conclui ao dizer que "... não tens outra escolha senão comprar The Last Of Us. Joga-o e aprecia entretenimento interactivo no seu melhor." Talal Musa, critico do Daily Mail, deu a pontuação perfeita e escreveu a análise só numa frase: "Não há palavras suficientes ou páginas na Internet para descrever o quão bom The Last of Us é. Tudo o que vou dizer é o seguinte: por quê perder tempo a ler sobre The Last Of Us quando você poderia estar a jogá-lo."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog