Gloria Victis

SWTOR

SWTOR
Server PVP Prophecy Of The Five

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sabres de Lúz ou Ligthsaber's história






















"Esta é a arma de um Cavaleiro Jedi. Não é tão jeitosa ou certeira como uma arma laser. Uma arma elegante, para uma época mais civilizada."
―Obi-Wan Kenobi para Luke Skywalker
Os Sabres de Luz foram as armas utilizadas pelos Jedi, Sith e outras organizações. Eles seguiam uma estrutura básica similar, apesar de muitos terem sido personalizados por seus fabricantes. Com um funcionamento que se regia pelo complexo princípio de energia controlada, um Sabre de Luz requiria elementos de focagem produzidos por Cristais. Um Sabre de Luz devia ser montado à mão, pois não existia uma fórmula exata para o alinhamento crucial dos Cristais irregulares. O mais ligeiro desalinhamento faria com que a arma detonasse ao ser ativada. Muitos pensam que o Sabre de Luz libera um laser, mas na realidade é uma lâmina de energia concentrada em um feixe de curto alcance. O choque entre duas lâminas de energia produz uma luz resultante do bloqueio, impedindo que a lâmina atravesse a outra.
Pela complexidade na montagem de um Sabre de Luz, essa era uma etapa no treinamento de um aprendiz Padawan. Uma fase importante para que ele se tornasse um Cavaleiro Jedi.

combate com sabres de lúz cinemática do mmorpg StarWars The  Old Republic

História

"O cristal é o coração da lâmina. O coração é o cristal do Jedi. Os Jedi são o cristal da Força. A força é a lâmina do coração. Todos estão interligados: o cristal, a lâmina e o jedi. Você encontrou a união."
―Luminara Unduli recitando sobre a construção do sabre de luz para sua aprendiz, Barriss Offee
Construído por cada Jedi como um teste de suas habilidades, o Sabre de Luz é o produto de uma tecnologia antiga; o esgrimir hábil da arma é a marca de um Cavaleiro Jedi completamente treinado. O Sabre pode cortar quase qualquer coisa, com a exceção de outro Sabre de Luz, campos de força e o raro minério chamado Cortosis (Entre outros minérios). A construção de um Sabre ocupa muitos dias; os componentes, o Jedi e a Força devem se tornar um. Em geral (admitindo uma harmonização cuidadosa dos cristais) o processo leva um mês
para se completar, porém, alguns mestres habilidosos são capazes de construir um sabre em algumas horas.
Os Sabres seguem uma estrutura básica similar, apesar de muitos serem

Sabre de Luz
Sabre de Luz de Anakin Skywalker.
personalizados pelos seus fabricantes Jedi. Uma vez que a energia pura da lâmina não tem massa, a onda do arco gerado electromagnéticamente cria um forte efeito giroscópico que torna difícil lidar com o sabre de luz. Com um funcionamento que se rege pelo complexo princípio de energia controlada, requer elementos de focagem produzidos por cristais naturais que não podem ser facilmente sintetizados (exceto por técnicas obscuras do uso da Força ou da alquimia Sith).
Ao iniciar o treinamento, o Padawan recebe um sabre de cor aleatória. Na época ao redor de 4.000 anos antes da Batalha de Yavin, a cor do sabre de início de treinamento não era aleatória: ela já refletia a inclinação do estudante como Sentinela, Guardião ou Consular. Ao atingir o nível de Cavaleiro, o Jedi finalmente está pronto para criar seu próprio sabre e modificar a cor da lâmina se julgar adequado (na verdade, o principal teste aplicado para que um Padawan torne-se um Cavaleiro é que este construa sozinho seu sabre-de-luz). Antes, contudo, ele precisa encontrar o cristal da cor correspondente por mérito próprio. As cores são de escolha pessoal.

Cores de sabres

As cores dos Sabres de Luz são originadas nas respectivas cores dos cristais neles contidos. Esses cristais são comumente encontrados na Caverna de Cristal no planeta Ilum. Como os Sith não tinham acesso ou permissão para entrar na Caverna de Cristal, seus Sabres de Luz eram da cor vermelha, pois o Cristal nele contido era sintético, vermelho.

Sabre azul 

Cor geralmente usada para caracterizar os Jedi Guardiões (Jedi Guardian). Este Jedi luta contra as forças do mal e o lado sombrio. Ele se concentra no treinamento de combate e no domínio do uso do sabre de luz.

Sabre verde

Cor geralmente usada para caracterizar os Jedi Consular (Jedi Côunsul). Este Jedi procura trazer equilíbrio ao universo. Ele se concentra menos no combate físico e mais nas disciplinas mentais para ampliar seu domínio na Força.

Sabres roxos e amarelos

Cores geralmente usadas para caracterizar os Jedi Sentinela (Jedi Sentinel). Este Jedi desmascara trapaças e injustiças, trazendo-as para a luz. Ele encontra um equilíbrio entre as disciplinas mentais e físicas da Ordem Jedi.

Sabres vermelhos e pretos

Usados geralmente para caracterizar usuários do Lado Negro. Essa cor, porém, é também usada por alguns (raros) Jedi. Na era antiga (4.000 anos antes do Império de Sidious), os Sith também usavam a cor púrpura, embora não com a mesma freqüência dos sabres vermelhos.
Sabres brancos
Pouco se sabe sobre os Jedis que usavam esse tipo de sabre, apenas se sabe que eram poucos os Jedi que usavam esse sabre, e eles eram como os sabres roxos, encontravam um equilíbrio entre as disciplinas mentais e físicas.

Definições e componentes 

"Aquele que possuir um Sabre de Luz pode fazer coisas que não podem ser feitas com uma mera arma de fogo, Luke. Mas mais do que isto, um Sabre de Luz é disciplina para a mente e aprendizado para o corpo e espírito. É uma das formas pelas quais um Jedi se comunica com a Força"
―Obi-Wan Kenobi para Luke Skywalker

"“O cristal é o coração da lâmina.
O coração é o cristal do Jedi.
O Jedi é o cristal da Força.
A Força é a lâmina do coração.
Todos estão ligados: o cristal, a lâmina, o Jedi.
"
―Mestre Jedi Luminara Unduli
Desenvolvido tanto para ter elegância em combate tanto para cerimônia, o Sabre de Luz era uma arma distinta, a mais pura imagem, que era inextricavelmente o elo com os mitos dos Jedi e dos Sith.
Era uma lâmina de energia pura, emitida de um cabo/punho, muitas vezes fabricado pelo usuário para atender às suas próprias necessidades e estilos. Nas mãos de um expert, em contato com a Força, como os Jedi e seus inimigos, os Sith, o sabre de luz era uma arma a ser respeitada e temida. Portar um sabre de luz era demonstrar enormes habilidades e confiança, bem como destreza e contato com a Força.
Durante o milênio em que foi utilizado, o sabre de luz tornou-se sinônimo dos Jedi e seus valores, de manter a paz e a justiça pela galáxia. Esta percepção durou, mesmo com muitos anos de conflitos com os Sith e os Jedi do Lado Negro (Dark Jedi), que também utilizavam tal arma, também conhecida como Espada-Laser.
Seus componentes básicos para produção são conhecidos, mas sua técnica não. Um cristal e uma bateria , por exemplo, são

Cristais 

"O cristal é o coração da lâmina. O coração é o cristal do Jedi. Os Jedi são o cristal da Força. A Força é a lâmina do coração. Todos estão interligados: o cristal, a lâmina e o jedi. Você encontrou a união."
―Luminara Unduli falando a Barris Ofee
Como o texto acima mostra, o cristal e o cavaleiro que o utilizar devem estar de tal forma conectados, de modo a se tornarem um só. Daí a expressão de Obi-Wan Kenobi para Anakin "Esta arma é sua vida!".
Os Sith e os Jedi do Lado Negro (Dark Jedi) utilizam cristais sintetizados, os chamados "synth-crystals". São geralmente cristais de Adegan modificados pela Alquimia Sith (Sith chemistry), gerando a tradicinal cor vermelha, que naturalmente é a cor da raiva, ódio e do guerreiro. Apesar disso, alguns Jedi como Jaina Solo também usavam esse tipo de cristal devido a falta de cristais naturais. Neste caso eles eram criados sem o uso de técnicas Sith.

Cristais raros

Existe também um boato que existem outros cristais raríssimos como:
1) O Coração de Bane (Bane's Heart), que foi o cristal utilizado por Darth Bane. Este cristal poderia disparar grandes descargas elétricas no oponente tamanha sua concentração de energia. Tinha uma cor rosada, e rumores afirmam que a mesma foi abandonada pela primeira Aprendiz de Darth Bane, Darth Zannah, em uma das cavernas do planeta dos Wookiees (Kashyyyk), e mais tarde encontrado com o corpo de General Grievous
2) O Cristal de Lava (Lava Crystal), este cristal só pode ser encontrado no vulcão central de Mustafar, o planeta vulcânico onde se passou a batalha final entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, no Epísódio III. Raros, mas não únicos, somente os mais treinados dos Usuários da Força (Jedi e Sith) conseguem retirá-lo da lava incandescênte e adaptà-lo ao seu sabre de luz. Este cristal é conhecido por tamanha energia concentrada que, ao encostar em um objeto é capaz de incendiá-lo. Tinha a coloração alaranjada tal como um fluxo de lava.
3) O Sunrider's Destiny: A melhor tradução para o Português seria o "Destino dos Cavaleiros do Sol". Os Habitantes da vila dos Aurilianos (Aurillian's Village) acreditavam que este cristal era enviado pelos Deuses. Tamanho poder deste cristal, poderia modificar o ambiente em sua volta. Aquele que obter este cristal e dominá-lo para utilizar em seu sabre de luz, teria em suas mãos uma arma de poderes inimagináveis. Sua cor era parecida com o azul do Adegan, porem mais claro e muito mais brilhante.
4) "Tears of Ragnos": Traduzindo seria as lágrimas de Ragnos. Com a profanação do vale dos Jedi perto do planeta Ruusan por intermédio do Dark Jedi Jerec, os sentimentos de ódio e destruição ficaram em parte impetrados no coração do vale, que anos mais tarde produziu um cristal bem pequeno, mas munido de uma enorme energia negativa. O sabre construído com este cristal emitiu uma curiosa luz violeta mais escura, perto do negro. Mas sua lâmina produzia interessantes efeitos sobre seu possuidor, florescendo sentimentos ruins como ódio, tristeza, e vingança. Lendas contam que poucos foram os sobreviventes que empunharam sua lâmina(Mostrado que Galem Marek,Darth Sidious e possivelmente General Grievous possuiam) e evitam sempre falar sobre o ocorrido
5)"Heart Crystal": Um cristal raro e muito caro,usado por Mace Windu,raros seres o empuanhavam,pois para se usar era necessário uma montagem muito complexa e precisa. Emitia uma luz lilás.

Cabos/Punhos


Lightsaber
Um sabre de luz comum.
1) Sabre de Luz - Conhecido apenas por este nome, é a variação mais comum de sabres de luz, um cabo de duas mãos, com 20-30 centímetros, que pode abrigar um ou dois cristais. É uma das variações mais antigas dos sabres de luz a ser desenvolvida como arma pessoal. É a "marca registrada" dos cavaleiros Jedi. Cada usuário da força criava seu próprio sabre de luz por uma combinação entre cristal, base e célula de poder, que acionava o sabre de luz.

Windusaber
Um sabre de luz Electrum.
2) Sabre Electrum - Um sabre de luz com um cabo/punhal forjado de um material dourado (electrum) era chamado de "Sabre Electrum". O acabamento que o Electrum dado ao sabre era majestoso, realmente o deixava com uma aparência elegante. Nos ultimos dias da Antiga Ordem dos Jedi (Old Jedi Order), os sabres Electrum ou dourados eram reservados aos membros mais antigos do Conselho Jedi. Os sabres de Mace Windu e de Darth Sidious eram um bom exemplo.

Duocurved
Um sabre de luz Curvado.
3) Sabre de Punho Curvado - Um design padrão durante os primórdios do estilo Form II de combate, cabos/punhos curvados permitiam movimentos mais precisos bem como uma flexibilidade razoável em um combate sabre-a-sabre. Era também mais complexo e apresentava ao seu criador um grande desafio para alinhar os cristais. Este sabre é conhecido por ser usado por Conde Dookan (Count Dooku) e sua aprendiz Komari Vosa, e depois seu Adepto do Lado Negro, Asajj Ventress. Os sabres deste último podiam ser combinados para formar um sabre duplo-curvado. Eram também conhecidos como Sabres Emparelhados. Antes da Batalha de Ruusan, o mestre Sith Kas'im possuia um sabre de punho curvado. Aprendiz de Na'daz, Kas'im adquiriu tal arma após matar seu mestre, e depois apresentou-a a Darth Bane.

Tonfa
Um sabre estilo Tonfa.
4) Sabre Estilo Tonfa - Um raro tipo de sabre com manuseio perpendicular. Maris Brood, uma Zabrak que era usuário da Força usava tal cabo/punho. Snya, um Twi'lek, guarda costas Black Sun usava um par de Espadas de Energia estilo Tonfa.

Brandsonsale-store 2064 597845091
Um sabre estilo Double.
5) Sabre Double - O sith Darth Maul é famoso entre os fãs da série Star Wars por utilizar um Sabre duplo que tem as bases de seus cabos conectado, e uma lamina para cada lado dando ao guerreiro uma maior agilidade para combater dois ou mais inimigos ao mesmo tempo, Darth Maul construi seu próprio sabre e é o unico visto a manejá-lo pois o sabre que mais parece um bastão exige um treinamento rigoroso para seu uso, porém Maul mostra que além de ser ágil com seu sabre de luz, ainda consegue ter concentração
Lightup
Um esquema de um sabre de luz
entração suficiente para usar a força em conjunto com a arma.

Variações de lâminas 

1) Sabre de duas fases - Este tipo raro de sabre de luz utilizava uma combinação de cristais de foco para criar uma lâmina que poderia estender-se até o dobro de seu tamanho original, bastando ativá-lo. Diferente dos sabres típicos, que geralmente possuiam um controle manual para reduzir a emissão da lâmina, no sabre de duas fases, era feito automaticamente, adicionando um elemento surpresa, atingindo um inimigo com a guarda baixa. Gantoris utilizava tal sabre, bem como Corran Horn e Darth Maul.
2) Grande Sabre ou Clava de Luz - Cristais especiais e sistemas de energia permitiam a este raro tipo de sabre de luz, projetar uma lâmina com até três metros de comprimento. Estes enormes sabres eram geramlente utilizados por seres de imensa estatura. Gorc, um Gamorreano mutante, Jedi do Lado Negro (Dark Jedi) utilizava tal arma.
3) Sabre de luz curto ou "Shoto"- Este sabre utilizava uma lâmina curta, mais curta do que os sabres comuns. uma lâmina menor permitia uma utilização melhor para os Jedi que eram de estatura menor, tal qual o Mestre Yoda, Yaddle e Tsu Choi. Também, um sabre de luz curto era utilizado no estilo Niman (Jar'Kai)

Wii clonewarslightsaberduels shot1
Dookan e Anakin Skywalker duelam usando um Shoto.
de combate por indivíduos de estatura normal, tal qual o Mestre Ancião Kavar e por alguns capangas de Darth Malak. Luke Skywalker construiu sua própria Shoto depois da batalha de Endor. Por ter uma pequena lâmina, poderia ser utilizado facilmente por aqueles que não eram sensitivos da Força (Force Sensitives). O Mestre Sora Bulq durante as Guerras Clônicas (Clone Wars) era conhecido por carregar uma shoto que ele utilizou no combate com o Mestre Mace Windu. A padawan Ahsoka Tano, durante as Guerras Clônicas, passou a treinar a forma de combate Jar'Kai, onde o usuário luta com dois sabres, por isso passou a utilizar também uma shoto.
5) Sabre de Treinamento - Os sabres de treinamento eram utilizado pelos jovens aprendizes, para praticar combate com sabre de luz. Como era não letal, o contato com a lâmina poderia causar ferimentos e até pequenas queimaduras. Este tipo de sabre era também utilizado em conjunto com o estilo básico Shii-Cho de combate com sabre de luz. Era também usado por Padawans e droides de treinamento no Santuário Jedi durante a Nova Ordem (Após a derrota do Imperador. Pode ser visto no jogo Jedi Academy).

Star-Wars-Sabres-de-Luz 317347p
Alguns dos sabres mais famosos.
6) Sabre de duas lâminas - Um sabre que possui duas lâminas, no jogo Star Wars: Episode III: Revenge of Sith quando os Sith estavam lutando contra os outros Jedis no templo Jedi e é possível observar os sabres de duas lâminas.
(fonte Wikipédia)



Nenhum comentário: